Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 20 de março de 2014

Com que Propósito - Alvin R Dyer

       Serviu como conselheiro do Presidente David O. Mckay na Primeira Presidência de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O Pres. Dyer é o único em toda a história da Igreja a ser chamado para servir na Primeira Presidência no momento em que servia na Presidência do Quorum dos Setentas. O mesmo foi elevado ao ofício de Apóstolo para exercer essa função, mas voltou a servir na Presidência do Quorum dos Setentas quando o Presidente Mckay veio a falecer, não permanecendo no Quorum dos Doze. ("News of the Church: Elder Alvin R. Dyer Dies, "Ensign May 1977 (principal source) 2005, Church Almanac, p.61).
O seguinte discurso foi proferido numa Conferência de missionários em Oslo, Noruega, em 18 de Março de 1961. É recomendado que se leia essa mensagem com atenção a fim de entender a importância do Evangelho Restaurado.
Nós falamos bastante sobre a Obra Missionária e ouvimos também alguns testemunhos daqueles que têm falado. Hoje eu falarei a vocês sobre algo que não é Obra Missionária, e não é para ser dado aos seus investigadores.
Na Guerra da Coréia aconteceu algo que trouxe vergonha ao nosso país, pois prova o fato que muitos americanos não tinham o conceito de liberdade que foi promovido pelo nosso amado país. Isso veio como um choque tão grande aos nossos líderes, que foi instituído pelo país um programa para preparar melhor nossos jovens para enfrentar melhor o futuro, tanto física com mentalmente. Eu fiquei decepcionado com o que aconteceu.
Sempre em minha vida eu pensei que o “YANKEE” era o melhor em tudo no mundo inteiro, e sempre tive um herói, como um grande jogador de futebol ou beisebol, ou algo assim, tem sido para mim um ideal. Qualquer coisa americana era melhor, e ainda me sinto dessa maneira.
O que aconteceu na Guerra da Coréia foi muito difícil para aceitar e entender. Tenho certeza que foi mais difícil para aqueles que estavam lá, que foram chamados para sofrer as privações daquela ou de qualquer outra guerra. Depois que a guerra acabou, informações concernentes às ações de nossos jovens que foram capturados pelos coreanos revelaram que eles agiram de maneira vergonhosa, quase com covardia. Nas investigações que foram feitas a respeito dos jovens americanos, houve menos de 5% deles que sabiam por que eles estavam lutando e o que significava liberdade e a maneira de viver americana. Menos de 5% lutavam para sobreviver, apesar de terem sido presos. Eu sei que não deve ter sido uma vida fácil. Mas os registros oficiais também revelaram que 38% dos soldados americanos que foram presos pelos coreanos, e que morreram nos campos dos presos, não morreram de fome ou punição. Eles simplesmente desistiram de viver, porque não tinham a estrutura moral suficiente para continuar a lutar. Isso foi a causa da desgraça de tudo. Quase 4 de cada 10 americanos morreram porque não tinham vontade de viver, não tinham razões para estarem ali.
Quando nossos líderes souberam de tudo isso, eles convocaram para uma conferência, um grande número de homens e estabeleceram na América o que eles chamam de Programa de Formação Física. Ezra Taft Benson e Marion D. Hanks foram chamados e ainda estão servindo nesse conselho. Fiquei feliz ao saber que o Presidente Kennedy instituiu esse programa.
Talvez vocês digam: o que isso tem a ver conosco? Não tem muito nosso respeito, a não ser que eu me sentiria um tanto envergonhado como Líder da Igreja, se algum missionário não soubesse por que está no campo missionário.
Se lhes fosse perguntado por que vocês estão aqui e o que estão fazendo no campo missionário, e a única coisa que pudesse responder é que: “Estão aqui para pregar o Evangelho, pois têm um testemunho de sua veracidade”; se isso é tudo que poderiam dizer, vocês não têm o total entendimento do propósito da Obra Missionária.
Eu sempre senti que se pudéssemos colocar nos corações e mentes de alguém a razão e o propósito para fazer algo, não teríamos que nos preocupar com o que essa pessoa faria. Se vocês como jovens moças e rapazes sabem por que estão aqui e sabem por que o Senhor está tão ansioso para que preguemos o Evangelho hoje, poderiam fazer a sim mesmo algumas perguntas com relação a isso, tais como: Por que vocês nasceram hoje e não há 2000 anos atrás?
Por que vocês estão sentados nesta sala hoje e não nos dias de Moisés, ou quando Cristo estava na terra?
Ou vocês pensam que essas coisas simplesmente aconteceram e que ninguém e que ninguém teve controle sobre elas? Vocês poderiam perguntar ainda: Por que são brancos e não de cor? Vocês já se perguntaram isso? Quem fez com que vocês nascessem na Igreja? Por que vocês nasceram na Igreja e não chineses, hindus ou negros? É Deus uma pessoa tão injusta que faria de vocês pessoas brancas e livres e outras pessoas com a maldição de Caim, para que não pudessem receber o Sacerdócio de Deus?
Quem vocês acham que decidiu essas coisas? Poderiam perguntar ainda: Por que ficaram na preexistência até a última dispensação para virem entre os filhos dos homens pregar o Evangelho? Teve alguma razão para isso? E quem a decidiu?
Quando vocês começarem a obter as respostas para essas questões, talvez comecem a entender por que o Evangelho de Jesus Cristo está sendo pregado no mundo hoje, e o plano de salvação está surtindo efeitos sobre os povos. Eu acho que cada missionária deve saber as respostas para essas questões. Quando ele souber essas coisas, então ele ficará diante do Senhor sem desculpa para ir adiante e trabalhar com toda a força, a fim de servi-lo.
Não há alguém desta sala que teriam uma pequena idéia de que esta vida não é de grande duração? De que esta vida é apenas um ponto na existência da humanidade? É tão rápido que é simplesmente um período curto na existência do homem, somente poucas horas no Plano do Evangelho, de acordo com o Plano do Senhor?
Eu quero falar a vocês brevemente sobre isso, não como qualquer informação que transmitiriam aos seus investigadores, mas para que vocês mesmos tenham um melhor entendimento do que estão fazendo no campo missionário, e por que nós viemos a vocês hoje estimulá-los a trabalhar com todas as suas forças a fim de trazer mais pessoas ao conhecimento da verdade revelada, e porque nós estabelecemos metas. Não é pelo propósito de uma meta, mas isso é apenas um tipo de jogo que fazemos com nós mesmos para nos sentirmos motivados fisicamente a irmos adiante e trabalharmos fazendo o máximo como um time. O propósito real de tudo é muito mais profundo do que expliquei. Eu vou ler a vocês no Livro de Abraão em Pérola de Grande Valor: “O Senhor disse: Estes dois fatos existem, que há dois espíritos, um mais inteligente que o outro; e haverá outro mais inteligente que eles” (indicando que na preexistência houve três divisões de espíritos). “Eu sou o Senhor teu Deus, sou mais inteligente que todos eles” (Abraão 3: 19).
Esta declaração de Abraão está ligada diretamente aos graus de glória, porque todos que nasceram nesta vida serão ressuscitados, até mesmo os filhos da perdição. Todos estão então, depois do mundo espiritual, destinados a irem a um dos três graus de glória (celestial, terrestrial ou telestial), e outros serão lançados na escuridão exterior, porque não podem mias se arrepender, não mais podem ser governados pela Lei, portanto eles se tornaram filhos da perdição e não são dignos de entrar num grau de glória. A consequência disso é que se unirão a Lúcifer e aos espíritos sem corpos, aqueles a quem nunca foi permitido tomar sobre si um corpo de carne e osso.
Vocês se lembram da escritura que usam frequentemente em Coríntios (1 Coríntios 15: 40-42), quando Paulo fala das divisões de pessoas. Nós usamos com frequência essa escritura como ressurreição, mas nós não aplicamos corretamente. Se vocês a lerem cautelosamente verão: “Assim também a ressurreição dos mortos. (...)”, que quer dizer que Paulo chamando a atenção daqueles que estão lhe escutando, que há 3 graus de glória das pessoas que estão em preparação na terra enquanto vivem aqui. Vamos supor, para esclarece melhor, que a terra terminaria neste instante, que não estaria ninguém aqui, que a vida cessaria e que agora fosse o julgamento. Obviamente o povo que havia vivido na terra, hoje seria candidato a um dos 3 graus de glória. A sugestão de Abraão é que eles já nasceram nesta vida com esse mesmo grau de glória. Houve 3 divisões na preexistência, e quando vocês nasceram nesta vida, nasceram numa destas três divisões. Há um julgamento imposto sobre cada um que sai da preexistência, exatamente como quando eles partem desta vida e vão para um dos 3 graus de glória. Quando eles saem da preexistência eles já foram julgados pelo que fizeram lá, na vida anterior. Quando vocês entenderem isso, então saberão que Deus não seria justo em deixar que um espírito digno nasça como um espírito indigno, isto é, que nasça com a mesma maldição deste último. Tudo está em ordem. A procriação do homem está de acordo com o plano da vida e salvação.
Quando Noé entrou na arca ele levou consigo 3 filhos dele, um representando uma linhagem escolhida e dois representando linhagem de adoção. Daí em diante quando o homem começou a nascer nesta vida, vieram através de um dos três filhos de Noé. Os não amaldiçoados vieram através da linhagem de Sem e Jafé, os que haviam sido amaldiçoados na preexistência nasceram através da linhagem de Cão. Eu suponho que muitas vezes vocês já ouviram alguém dizer ou perguntar por que um negro é negro e ouviram também essa resposta:
- “Bem, eles deviam ter sido neutros na preexistência. Essa é a resposta mais comumente usada: Que não eram quentes nem frios, então o Senhor os fez negros. Isto claramente não é verdade. A razão porque os espíritos nasceram dentro de corpos negros é porque eles rejeitaram o sacerdócio de Deus enquanto estavam na preexistência. Essa é a razão porque temos negros na terra.
Vocês notarão que quando Caim foi influenciado pelo poder de Lúcifer a segui-lo e a se ajoelhar e adorá-lo, no princípio, o Senhor veio a ele e lhe disse: “Se fizeres o bem, serás aceito; e, se não fizeres o bem, o pecado estará à tua porta, e Satanás deseja possuir-te. E a menos que ouças meus mandamentos, te deixarei e será feito de ti segundo a sua vontade. E tu governarás sobre ele” (Moisés 5: 23). Mas Caim rejeitou o conselho de Deus. Ele rejeitou de novo o Sacerdócio tal como havia feito na preexistência, portanto a maldição da preexistência foi instituída através dos lombos de Caim.
Consequentemente vocês tem o princípio da raça humana.
Houve ainda outra divisão na preexistência, aqueles que não foram valentes em aceitar o Evangelho. Pois bem, há uma grande diferença entre um que aceita e outro que aceita e faz alguma coisa a respeito. Nós tivemos uma divisão na preexistência, quem não rejeitou o Sacerdócio, mas que não aceitou plenamente o plano de salvação que foi instituído por Cristo. Eles, portanto, de acordo com o plano de salvação, tornaram-se aqueles da linhagem de adoção.
Eu quero ler para vocês uma escritura muito importante do Velho Testamento. Nós falamos sobre estudas os livros e ler os manuscritos a fim de preparar-nos para ensinar o evangelho, mas há poucos missionários que estudam o Velho Testamento. O 1° capítulo de Gênesis, de acordo com as informações que possuo, existe pelo menos 2.000 volumes escritos sobre ele, somente esse único capítulo. O plano inteiro do propósito da vida foi entendido pelo povo antigo de Israel, e eles sabiam e entendiam os ensinamentos do Velho Testamento, dado por Moisés. Atentem para esta escritura: “E viu Cão, o pai de Canaã”, isto está no 9° capítulo de Gênesis, “a nudez de seu pai, e fê-lo saber a ambos os irmãos fora. Então tomaram Sem e Jafé uma capa e puseram-na sobre ambos seus ombros, e indo virados para traz cobriram a nudez de seu pai, de maneira que não viram a nudez de seu pai” (Gênesis 9: 22).
Este é um relato dos judeus, um relato dos hebreus, na forma de uma lenda, simplesmente explica o fato de que Cão instituiu a maldição na preexistência quando ele rejeitou o Sacerdócio de Noé, e em consequência disso, preservou a maldição na terra. Portanto, os negros que nasceriam dali em diante, ou aqueles que se tornariam negros, seriam nascido através dos lombos de Cão.
Tudo isso está de acordo com um plano bem feito, que os milhões e milhões de espíritos que estariam aguardando nascimento na preexistência, nasceriam como uma certa raça de um certo povo. Consequentemente os amaldiçoados seriam nascidos de Cão. Nós não podemos aceitar este relato literalmente porque para entendê-lo temos que ler Pérola de Grande Valor cuidadosamente. Porque nos anos antigos quando o governo egípcio foi estabelecido sobre os primeiro soberanos, os faraós estabeleceram um sistema de governo semelhante ao Sacerdócio de Deus. Exatamente como a ordem patriarcal, mas eles sabendo que na poderiam obter a primogenitura, pensaram que poderiam usar a mesma forma ou ordem de administração. A Pérola de Grande Valor nos diz especificamente que eles sabiam que não poderiam obter o Sacerdócio, entretanto eles usaram o mesmo tipo de organização. Gradualmente os filhos dos faraós começaram a renunciar e assumir a si mesmos como príncipes e não descendentes de Cão. Há muito mais que poderíamos falar disto, mas queria mencionar este ponto para vocês. Tudo isso que falamos ao povo não é somente uma pequena mensagem que nós proclamamos, mas tudo que fazemos é parte de um grande plano que foi instituído sob a direção de Cristo na preexistência.
Existe o que Noé disse aos outros dois irmãos: “E despertou Noé do seu vinho e soube o que seu filho menor lhe fizera. E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos. E disse: Bendito seja o Senhor Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo” (Gênesis 9: 24-29). Quem é Sem? Sem é o que é chamado com pai das sementes. Ele tornou-se o pai dos filhos de Israel. Através dos lombos de Sem nasceram Abraão, Isaque e Jacó e os 12 príncipes de Israel. Portanto Sem tornou-se o pai ou progenitor daqueles que nasceriam nesta vida, que foram as inteligências mais nobres das quais Abraão fala quando ele disse: “Ora, o Senhor havia mostrado a mim, Abraão, as inteligências que foram organizadas antes de existir o mundo; e entre todas estas havia muitas nobres e grandes. E Deus viu que estas almas eram boas, e Ele ficou no meio delas e disse: A estes farei meus governantes; porque Ele estava entre os que eram espíritos e viu que eram bons; e disse-me: Abraão, tu és um deles; fostes escolhido antes de nasceres” (Abraão 3: 22-23). Isso é verdade, cada um que é parte desta categoria descende de Sem, tornam-se filhas e filhos literais de Israel.
Isto é parte do plano que o mundo ainda não conhece. As igrejas Cristãs nunca mencionaram, porque eles não sabem e nem conhecem.
Noé fez outra promessa nessa época. Ele disse: “Alargue a Deus a Jafé e habite nas tendas de Sem e seja-lhe Canaã por servo” (Gênesis 9: 27).
Ele foi o filho mais velho e viveu nas tendas de Sem.
Tendas, barracas ou casas, naquela época era a única coisa na qual eles viviam. Deus multiplicará Jafé, e ele viverá na casa de Sem. O que é a “CASA” de Sem? É a casa de Israel. Portanto, chamamos os filhos de Jafé de os filhos de adoção. Agora quem são os descendentes de Jafé? Os descendentes de Jafé são aqueles da Europa, América, Japão, Coréia, Índia, todos estes povos podem ser verificados em sua genealogia como filhos de Jafé, por exemplo: temos as gerações de Sem como o Senhor nos deu no 1° capítulo de Gênesis.
Os profetas antigos foram cuidadosos em preservarem essas gerações, aquelas genealogias, sabendo o significado do plano, que o mundo não entende, mas entendemos pela revelação do Senhor.
Agora essas são as gerações dos filhos de Noé: Sem, Cão e Jafé, e nasceram-lhes filhos depois do dilúvio. Os filhos de Jafé são: GOMER – os franceses, MAGOGUE – os eslavos, madai, hindus, coreanos, japoneses e filipinos. Nós sabemos quem são os povos que emigraram para o leste através da Índia, para as áreas da Tunísia, Coréia e Japão. Esta é a razão porque hoje em dia temos tremendo sucesso entre os coreanos e japoneses, porque é o dia para o Evangelho ser pregado entre eles. Agora nós iremos entre o povo da Grécia, Itália, Rússia, Sibéria e Lituanos. Estes são os descendentes de Jafé.
O dia viria de, acordo com Noé, que estes povos descenderiam dele e viveriam nas tendas ou casas de Sem, ou casa de Israel. Vocês têm que saber e entender isso, para saber o que o Senhor está fazendo hoje em dia pregando o evangelho aos gentios. Estes são os povos da Europa, estes são os povos das Américas, este é o tempo dos gentios. Só uma porção da casa de Israel está sendo chamada e são os filhos de Efraim.
Todos aqui eu acho, já receberam suas Bênçãos Patriarcais. Há alguém que não é da linhagem de José? Sabem o que estou dizendo? São somente aqueles da casa de Israel que estão sendo chamados à linhagem de José, através da linhagem de Efraim e há uma razão para isso.
Eu quero mencionar mais uma vez os ensinamentos de Cristo entre os nefitas. Você achará isso no 21° capítulo de 3 Néfi: “O sinal da obra do Pai, o destino glorioso do gentio arrependido, a condenação profetizada, a vinda da Nova Jerusalém, ou a cidade de Sião”. O Senhor falando aos nefitas disse isto: “Na verdade te digo que eu te dou o sinal, a fim de que possais saber a hora em que estas coisas estarão prestes a suceder quando dessa larga dispersão reunirei o meu poço, ó casa de Israel, e estabelecerei novamente entre ele minha Sião” (3 Néfi 31: 1). Então diz que o primeiro desses dias será o dia dos gentios. Leia vocês o capítulo inteiro. Eu não vou tomar o tempo para fazer isso, mas naquele dia, “Porque naquele dia, por amor de mim, fará o Pai uma obra que será grande e maravilhosa entre eles; e haverá entre eles quem nela não cria, por mais que faça o homem por declará-la” (3 Néfi 21: 9). Foi dito ao Profeta Joseph Smith: “Mas eis que a vida de meus servos será a minha, portanto ele não os ferirá, embora ele será prejudicado pro causa deles, eu curarei, pois mostrarei a eles que minha sabedoria é maior que os pensamentos do diabo”.
O profeta Joseph Smith foi martirizado, mas não foi ferido, ele disse ao irmão dele na prisão de Carthage antes de ser martirizado: “Não temais irmão, eles podem tomar nossas vidas e destruir nossos corpos, mas eles não podem nos matar”. Isto é o que o Senhor está dizendo aqui. Se você ler o resto do capítulo verá que o evangelho está sendo pregado aos gentios. O Senhor disse no 22° versículo do capítulo 21 de 3 Néfi: “Mas, se se arrependerem (...)”, significando o que? Os franceses, alemães, noruegueses, suíços, finlandeses, dinamarqueses e todos os povos da Europa, se eles “se arrependerem, ouvirem minhas palavras e não endurecerem seus corações; entre eles estabelecerei a minha igreja; e permitirei que tomem parte na aliança e que sejam contados entre estes remanescentes de Jacó, a quem dei esta terra por herança;” (3 Néfi 21: 22). Isso foi falado por Néfi e você lerá isso no 12° e 14° capítulo do Livro de Mórmon, onde o Senhor esclarece que o dia virá quando os gentios receberão o evangelho e serão contados como filhos de Israel.
Eu li uma dessas escrituras. Porém, há muitas que se acham em 1 Néfi. Há uma que se encontra em 1 Néfi no 14° capítulo, começando com o 1° versículo: “E sucederá que, se gentios (...)”, deixa-me explicar mais uma vez quem são os gentios, todos que não são judeus são gentios, mas falando corretamente, os gentios são descendentes da casa de Jafé, o filhos mais velhos de Noé. O povo amaldiçoado é descendente de Cão. O povo escolhido são os descendentes de Sem. Estes são os três filhos de Noé. Através dessas linhagens, os espíritos que são mandados para este 2° estado nascem nesta vida. Por isso é que temos pessoas de cor, porque existem pessoas escuras e pessoas brancas. O Senhor está falando dos gentios. “E sucederá que se os gentios”, dos descendentes de Jafé, “escutarem o Cordeiro de Deus, no dia que ele se manifestar a eles por suas palavras e também por seu poder e verdade, até anular os obstáculos nos quais tropeçam”. Em outras palavras, aonde eles tem resistido a Igreja, resistindo a conversão, agora o Senhor removerá os obstáculos, “E se não endurecerem seus corações contra o Cordeiro de Deus, serão contados entre as sementes de teu pai; sim, serão contados entre a casa de Israel” (1 Néfi 14: 2). Ele fez isso antigamente através de Noé, quando abençoou a Jafé. Por quê? Porque ele se rebelou contra o sacerdócio que Noé portava, como Cão também fez, Sem não se rebelou.
Essa escritura se cumpriu, quando o templo de Kirtland foi terminado houve muitos profetas antigos que compareceram no templo. Cristo foi o primeiro a vir e receber o templo e dar instruções a Joseph Smith, muitas coisas que ainda nós não tivemos o privilégio de conhecer. Seguindo depois de Cristo, apareceram a ele Moisés e depois Elias e daí Elaias (ou Elias, o Profeta), cada um dando as suas chaves de um trabalho específico. Deixem-me chamar sua atenção sobre as chaves de Elias. Em primeiro lugar quem é Elias? Elias é Noé, que deu a Jafé antigamente o convenci que ele seria abençoado e viveria na casa de Sem, ele voltou a terra e deu as chaves ao profeta Joseph Smith, a fim de cumprir a promessa de Abraão, que através dos lombos de Abraão, ou a semente escolhida, todos os filhos da terra seriam abençoados. Logo após 1836 o Senhor deu a revelação para mandar missionários e começar o trabalho entre os gentios da Inglaterra, em 1850 para a França e daí para a Itália do Norte e outros países. Isto não foi feito antes de Noé ter devolvido as chaves.
Então, depois de Elias, o evangelho de Jesus Cristo seria pregado aos gentios. Vocês não estão vendo que isso que estamos fazendo é mais importante do que somente gastando dói anos como missionários e daí voltarmos para casa?
Nós estamos executando o plano que o Pai apresentou no princípio.
O que aconteceu realmente? O Senhor está preparando homens e mulheres hoje para serem herdeiros do Reino Celestial. Este é o único trabalho que está sendo feito. O trabalho para o reino terrestre não começou ainda, nem vai começar até que o trabalho para o Reino Celestial esteja terminado. Quando todos os que vão para o Reino Celestial estiverem designados para aquele reino, o trabalho começará para o reino terrestre e o trabalho do reino terrestre continuará até que todos façam os convênios e as promessas para aquele reino. Isto será feito na devida ordem.
Por que em sua Bênção Patriarcal fala que você levantará na manhã da primeira ressurreição? Porque aqueles que levantarem na manhã da primeira ressurreição irão para o Reino Celestial, os que levantarem na noite da primeira ressurreição irão para o Reino Terrestre. E terminará a primeira ressurreição. A segunda ressurreição será daqueles que irão para o Reino Teleste e eventualmente para aqueles que serão os filhos da perdição. Tudo isso é de acordo como plano bem feito da criação e julgamento até a obra final que o Senhor tem para os homens terminarem.
Há uma outra coisa que você precisa entender primeiro, para depois entender tudo isso, isto é, que o dia desta vida, de acordo com o evangelho começa no dia que você nasceu e termina depois do período do mundo espiritual, não quando você morre nesta vida. Por esta razão, é que nós podemos continuar o programa que o Senhor tem para nós, no mundo espiritual, para que eles possam ser ensinados e ter o trabalho feito por eles aqui na terra esse trabalho será feito nos mundo que virão.
Agora eu quero voltar de novo a declaração de Abraão e dar ênfase a importância do que estamos fazendo: “Ora, o Senhor havia mostrado a mim, Abraão, as inteligências que foram organizadas antes de existir o mundo; e entre todas estas havia muitas nobres e grandes. E Deus viu estas almas, que eram boas, e Ele ficou no meio delas e disse: A estes farei meus governantes” (Abraão 3: 22-23). Pois bem, o que o Senhor queria dizer com isto? Eu chamo sua atenção agora, a lavagem e unção que vocês receberam no templo, onde foram lavados e ungidos com água e óleo, a vocês foi dado um novo nome e foi prometido que algum dia seriam chamados para serem reis e sacerdotes ou rainhas e sacerdotisas. Não pensem que isso é para esta vida. É para a vida próxima, e o Senhor está preparando os soberanos que serão administradores de seus graus de glória depois do mundo espiritual. Em consequência disso, o Reino Celestial tem que ser povoado primeiro, porque se torna o reino de administração, colocando tudo com parte do plano.
O Reino Terrestre receberá seus administradores através de Cristo e do Sacerdócio de Melquisedeque e lá haverá um sistema de governo estabelecido.
O Reino Telestial receberá sua administração através dos anjos ministradores do Reino Celestial, e terá a forma de governo deles, porém viverá sob um governo. Eles serão controlados por leis e regulamentos de progresso, desenvolvimento e crescimento. Tudo de acordo com o Plano do Senhor, o mesmo nos Reinos Terrestre e Celeste.
Agora, vamos supor que fossemos o comitê de diretores e que iríamos estabelecer uma grande corporação que empregaria milhões de homens e mulheres. Nós iríamos empregar esses homens todos de uma vez? Ou primeiramente construiríamos os edifícios administrativos e empregaríamos nossos executivos e administradores, e daí os colocaríamos para dirigir e governar?
É a mesma coisa no Plano da Vida. O Reino Celestial tem que ser fundado primeiro porque se tornará o reino de administração. O Senhor tem revelado estas coisas para nós, elas são claras, é pelo o que estamos nos esforçando hoje, para achar aqueles que o Senhor fará seus governantes.
Nós gostamos de pensar, eu sei, que o evangelho tem que ser recebido por todo mundo. Mas eu chamo sua atenção para a declaração de Cristo quando ele disse: “E porque estreita é a porta e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem” (Mateus 7: 14, 3 Néfi 14: 14). Não seriam muitos, mas aqueles que o Senhor tem escolhido na preexistência, se eles fossem dignos e provassem sua dignidade nesta vida e nesta provação. Quando eles recebem o endowmente, lhes é prometido que serão líderes. Quando os chamamos de rei e sacerdotes, mas a palavra correta em nossa terminologia seria administradores, líderes, executivos, que terão poder para governar e controlar milhões de pessoas que irão para os outros graus de glória.
Agora vocês estão vendo como o plano funciona e há um propósito e um significado para o que nós estamos fazendo. Eu frequentemente falo isso. É um pensamento assombroso, mas certamente é verdadeiro. Que somente aqueles que são dignos de liderança entrarão no Reino Celestial porque é um reino de administração. Outros que não são tão valentes, que não têm qualidade de liderança e direção terão necessariamente que ir para outro reino.
Eu não sei qual o efeito que o conhecimento ou revelação dessas coisas tem sobre vocês como missionários. Mas eu sei que tem tido um efeito sobre mim, porque eu estou aqui para cumprir meu destino e meu propósito nesta vida, como foi dado e provado a mim pela minha identidade preexistencial, que eu faria tudo em meu poder para cumprir o que eu era na preexistência. Mas se nós pudéssemos algum dia, por algum meio miraculoso, nos ser permitido ver quem éramos, eu não seria Presidente Dyer lá, ou vocês Élder Smith ou Élder Brown ou Presidente Gunderson. Não seria alguém mais, e um dia virá quando vocês saberão quem são vocês. Porque vocês eram pessoas nobres na preexistência. Se vocês não fossem, não teriam nascido dessa linhagem e não teriam nascidos nessa época, porque o Senhor tem reservado os espíritos escolhidos na preexistência, para ir avante nessa última dispensação e isto é óbvio porque Cristo estabelecerá o reino dele nessa dispensação, Ele veio ao mundo uma vez e foi rejeitado. Quando Ele vier outra vez, Ele não será rejeitado. Por quê?
Porque no mundo estarão os justos e muitos espíritos dignos que o apoiaram e o aceitaram na preexistência. É por isto que hoje, ao explicar como deve ser pregado o evangelho ao povo, notamos que eles não precisam de ensinamentos longos. Este povo, que está aceitando o evangelho hoje, já sabe isto porque eles foram escolhidos para saber. É por isto que nós reconhecemos que eles sentem uma mudança e a importância e a importância do testemunho e espírito. Quando tudo isso lhes é apresentado, muitos ficam mais brilhantes que nós, por causa do lugar que eles tinham antes.
Este não é como qualquer outro dia na história do mundo. O Senhor está preparando o estabelecimento do seu reino que governará a terra por mil anos antes do julgamento. Que será o preparativo para os três graus de glória. Em decorrência disso ele tem escolhido sabiamente aos que vêm neste mundo, nesta época. Esta é uma batalha, Ele lutou contra Lúcifer na preexistência, Ele teve que usar os melhores espíritos para vencê-lo e aqui também Ele fará a mesma coisa, e Ele sabe disso.
Agora, o que isso significa na provação?
A sabedoria de nosso Pai Celestial, ele fez desta vida a provação, que significa que a pessoa que nasceu na outra divisão mais baixa pode passar para um nível mais alto. Por exemplo, se uma pessoa de cor, que nasceu na divisão telestial, receber e aceitar o evangelho, ela pode elevar-se a divisão Celestial ou a divisão Terrestrial. Este é o propósito da provação. Isto é porque o Senhor estabeleceu o Plano do Evangelho, para que aqueles que não o tinham merecido na preexistência, possam merecê-lo aqui, através desta vida de provação. Vocês estão vendo isso?
Vocês estão vendo o propósito da provação, do plano do evangelho, para providenciar esta última oportunidade nesta vida, quando os homens estão tomando sobre si os elementos do corpo, podendo assim ter outra chance para melhorar o lugar que tinham antes, na preexistência?
Agora eu quero ler para vocês no Livro de Mórmon uma escritura, ela terá um novo significado, ou seja, entenderão as coisas que eu tenho falado. O profeta Alma falou isso claramente e eu quero que vocês prestem atenção. Nós achamos isso no 34° capítulo, versículo 31, eu tenho certeza que vocês leram isso, mas desejo ler para ajudá-los a entender este novo conceito, “Sim, eu quisera que viésseis, não endurecendo mais vossos corações, pois agora é chegado o tempo e o dia da vossa salvação”. Qual é o tempo deste dia? Do princípio do nascimento até o fim do mundo espiritual. Este é o tempo e o dia de sua salvação. “E se vos arrependerdes, não endurecendo vossos corações, imediatamente será realizado par vós o grande plano de redenção” (Alma 34: 31). Vocês entendem isso? Tudo o que o homem tem que fazer, é se arrepender e abrir seu coração, e imediatamente ele conhecerá o plano. Isto não quer dizer que o missionário fará isso pelo poder do Espírito Santo, ele já sabe, pois ele estava no conselho dos céus e apoiou e sustentou este plano. Ele reconhece os profetas e outros. “Este é o tempo para os homens se preparem para seu encontro com Deus”.
Se esta vida não existisse após o sepulcro, porque então Cristo foi para o mundo espiritual? Por que mandamos missionários para o mundo espiritual? Eles mudam da vida para a morte, ainda como um missionário.
“Pois eis que esta vida é o tempo para os homens se prepararem para encontrar-se com Deus; sim, eis que o dia desta vida é o dia para os homens executarem seus labores” (Alma 34: 32). Agora escutem bem, “E agora, como vos disse antes, já que haveis tido tantos testemunhos, peço-vos, portanto, que não deixeis o dia do arrependimento para o fim (...)”. O que é o fim? O fim do mundo espiritual e desta vida. “Porque depois deste dia de vida, que nos é dado para nos prepararmos para a eternidade, eis que se não aproveitarmos nosso tempo, virá a noite tenebrosa, durante a qual nenhum labor poderá ser executado” (Alma 34: 33). Estão vendo como é tão claro? Se nós não melhorarmos de uma divisão para outra, tendo nascido numa divisão baixa, e ir melhorando até uma das mais altas, então não poderemos fazer mais nada. Se nós não melhorarmos nossa situação nesta vida, daí vem a noite tenebrosa, durante a qual nenhum labor poderá se executado.
É tão claro e simples, como qualquer outra coisa simples.
Eu quis falar a respeito disso hoje, porque eu quero que vocês saibam a razão por que estão pregando o evangelho. Há um propósito para isso e sabendo como sabem, e sabendo também sua nobreza, qual o tipo de missionário que vocês vão ser de hoje até o fim de suas missões.
Eu sei qual tipo vocês querem ser daqui por diante. Não vai haver mais tempo gasto, porque é imposta sobre vocês a necessidade de continuar sua nobreza, para que possam merecer seus lugares. Que possam ser um soberano e um rei e sacerdote, rainha e sacerdotisa, como foi prometido no templo de Deus se fossem fiéis em cumprir suas obrigações.
Eu sempre tenho pensado e tenho provado o ponto muitas vezes que se vocês colocarem na mente de um rapaz ou uma garota, firmemente que eles são pessoas nobres, nascidos de herança nobre na preexistência, eles nunca se abaixarão para os ensinamentos e tentações da juventude. Tudo que precisam fazer é aceitar sua ideologia, e o que fazer daqui por diante, será a coisa mais importante na sua vida, porque eu tornei conhecido hoje a vocês, algo que talvez não conheciam antes, mas agora sabem, porque o espírito presta testemunho.
Que o Senhor possa lhes abençoar nisto, e lhes abençoe com este conhecimento. Eu presto testemunho da veracidade deles, em nome de Jesus Cristo. Amém.


Obrigado por sua visita, caso queira entrar em contato estamos a sua disposição, basta deixar um comentário!

3 comentários: