Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 20 de março de 2014

A PEDRA DA ÁRVORE DA VIDA
O Sonho de Leí Registrado em Izapa (Stela 5)


           Em um pasto a dez quilômetros da fronteira da Guatemala, no lado mexicano, junto ao Oceano Pacífico e próximo a da cidade de Tapachula, México, há restos de uma pedra com gravações de seis toneladas. A pedra chamada de Izapa Stela 5, cuja figura central é a árvore indígena Ceiba, está ao lado de outros monumentos cheios de gravações. Ao todo, mais de oitenta monumentos gravados com algum tipo de escrita foram encontrados no antigo sítio arqueológico de Izapa. Stela 5 chama a atenção do arqueólogo SUD M. Wells Jakeman, o qual no final dos anos 1940 informou uma possível conexão entre as gravações na pedra e os símbolos mencionados na Visão de Lei. Suas análises posteriores desses registros na pedra e os trabalhos de outros arqueólogos, sendo o mais proeminente deles o Sr. V. Garth Norman, têm levantado considerável interesse entre os santos dos últimos dias desde a sua descoberta. O Dr. Jakeman propõe que estas gravações datadas do ano 200 antes de Cristo, podem ser uma representação do sonho de Lei conforme está escrito em 1 Néfi 8. Outros sugerem que ela pode até mesmo ter sido atribuída ao Rei Mosias, e que pode ter sido um memorial aos seus primeiros pais, Lei e Saria. Ela pode referir-se à localização da área que vários estudiosos sugerem ter sido local onde Leí desembarcou, ou a terra de sua primeira herança (Alma 22:28). Norman descreve-o como um texto que esboça a criação ou a viagem do homem através da vida mortal, em essência, uma árvore da experiência da vida humana". A interpretação acima, entretanto, não tem ficado sem receber críticas. Hugh Nibley e John Sorenson, ambos prolíficos pesquisadores do Livro de Mórmon, repreenderam a Jakeman por seu entusiasmo. Mais recentemente, John Clark, diretor de campo da "New World Archaeological Foundation" (Fundação Arqueológica Novo Mundo), apresentou-a como o que ele considerou a mais acurada síntese da escultura de pedra. Ele então desafiou essa relação com o Livro de Mórmon, considerando-o mais relacionado ao Popul Vuh, um antigo documento de Quiche Maia na Guatemala. Em contra partida, os arqueólogos SUD Bruce Warren e Richard Hauck rejeitaram o comentário de Clark e declararam que também há uma possibilidade de que as muitas semelhanças da gravura da pedra com o sonho de Lei sejam coincidência. De acordo com o Dr. Alan Christensen, o qual apresentou uma tradução atualizada do Popul Vuh, o estilo de escrita do Livro de Mórmon e do Popul Vuh apresentam o mesmo primoroso estilo de escrita hebreu chamado Quiasmo. Isto, por outro lado, pode sugerir uma relação destes dois documentos com Izapa Stela 5. O trabalho inicial realizado por Wells Jakeman e seus associados,resultaram no fato de o monumento da Árvore da Vida se tornar parte da literatura educacional da Igreja. O trabalho subseqüente de V. Garth Norman tornou possível analisar mais detalhadamente a Stela 5, em conexão com outros monumentos na região de Izapa. O trabalho realizado pela "New World Archaeological Foundation" (Fundação Arqueológica Novo Mundo) com respeito à região de Izapa possibilitou estudar melhor todo esse ambiente. O registro do Livro de Mórmon a respeito da visão de Leí e da Árvore da Vida, se refere à expiação de Cristo. Enquanto não podemos aprovar o reprovar um firme relacionamento entre Stela 5 e o sonho de Lei, já sabemos que há várias coisas intrigantes e talvez, mesmo definitivas. Por causa da possível relação entre a história do Livro de Mórmon a respeito da Árvore da Vida e o monumento denominado Stela 5 em Izapa, eu apresentarei as comparações sugeridas, com as gravações do monumento, apresentadas no mês de janeiro no "Tula Book of Mormon Archaeological Digest" (Tula - Sumário Arqueológico do Livro de Mórmon).

Joseph L. Allen ( Autor do Livro Explorando as terras do Livro de Mórmon )   

Extraído por Davi Mendes

SUMÁRIO:
Nesse tratado, eu toquei ligeiramente sobre o simbolismo associado aos princípios do evangelho associados com a Pedra da Árvore da Vida chamada Stela 5, que está localizada perto de Tapachula, México. A coisa que mais tem me impressionado ao longo dos anos que temos levado pessoas a Izapa para literalmente sentir Stela 5 e vê-la de primeira mão, é real. Eu descobri que tanto mais eu entendo os símbolos gravados na pedra, mais eu entendo a visão de Lei e o significado da expiação de Cristo. Pode ser que a coisa mais importante são os sentimentos pessoais a respeito de minha própria jornada através da vida. Eu encontrei, como muitos outros, que o maior desejo na vida é ter minha família partilhando do fruto espiritual da árvore do evangelho. O nível do meu entendimento daquela pedra num campo perto da fronteira entre o México e a Guatemala tem tido um íntimo impacto espiritual sobre a minha vida. Há não muito tempo atrás eu tive o

privilégio de acompanhar um grupo de professores de religião da BYU através de algumas partes da Mesoamérica. Em Izapa nossa discussão se centralizou na análise espiritual de Stela 5. A principal questão pareceu ser, quem deu a interpretação certa, Wells Jakeman ou Garth Norman? Um membro de nosso grupo casualmente sugeriu que ambos estariam certos. Vários outros rapidamente concordaram. Stela 5 não é somente a provável história de Leí e sua família em associação com o partilhar do fruto da árvore da vida, mas também representa a busca simbólica pela vida eterna por parte de toda a humanidade. Em outras palavras, ela é um texto do tipo dos do profeta Isaias. A história de Leí e sua família é um pano de fundo para levar-nos a um significado mais profundo. Enquanto eu continuava a refletir na nossa discussão durante o resto do dia, eu senti que meu entendimento havia aumentado não somente a respeito da pedra, mas também por causa do simbolismo da Árvore da Vida, ou da expiação. Bem cedo na manhã seguinte, eu acordei com as palavras do lamento de Néfi passando através da minha mente quando ele disse: Eis que minha alma se deleita nas coisas do Senhor; e meu coração medita continuamente nas coisas que vi e ouvi. …meu coração exclama: Oh! Que homem miserável sou! Sim, meu coração se entristece por causa de minha carne... Estou cercado por causa das tentações e pecados que tão facilmente me envolvem! [mas] Meu Deus tem sido meu apoio... Encheu-me com seu amor… Eis que ele ouviu meu clamor durante o dia e deu-me conhecimento por meio de visões durante a noite… e se o Senhor, em sua condescendência para com os filhos dos homens, visitou os homens con tanta misericórdia, por que, pois, deveria meu coração chorar…? Ó Senhor confiei em ti e em ti confiarei sempre. (2 Nephi 4:16-34) Nestes versículos, eu senti que Néfi está nos falando de suas experiências enquanto está seguindo pelo caminho da vida, enquanto segura na barra de ferro, e enquanto está sujeito às tentações do demônio. Além disso, eu senti que ele está nos dizendo como ele é levado para a vida eterna partilhando do fruto da Árvore da Vida, através da expiação de Cristo. Eu refleti em minha própria e pessoal caminhada através da história da Árore da Vida. Essa é a mensagem como eu a vejo, do sonho de Leí e das gravações na pedra localizada em um campo perto de Tapachula, México, na ―parte mais baixa da minha vinha‖. (Jacob 5:13) Norman resumiu sua análise da Pedra da Àrvore da Vida da seguinte maneira: ele propôs um diálogo entre a figura de Lei com a figura de Lemuel: Como nossas mãos estão abertas em súplica a Deus através desta oferta queimada, como sacerdote eu faço essa oferenda em favor teu favor e em assim fazendo, mostro o caminho para a vida eterna no celestial paraíso de Tamoanchan. Através da observância de sagrados estatutos na jornada da vida, poderás alcançar esta meta e partilhar do fruto da Árvore da Vida que eu partilhei. A fumaça do incenso sobe em direção ao céu diante da tua face, cegando teus olhos como uma névoa de escuridão, mas ela pode elevar tuas orações em direção ao céu através de tua fé interior retornando em bênçãos de Deus sobre teu coração enquanto o orvalho do céu [peixes molhados acima da cabeça]; e a água da vida e o fruto da Árvore da Vida te serão dados a ti desde cima. (Norman 1976:329)
   


Obrigado por sua visita, caso queira entrar em contato estamos a sua disposição, basta deixar um comentário!

0 comentários:

Postar um comentário